segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Porque eu quero...


Estava a pensar no que poderia escrever para o meu extensíssimo grupo de leitores assíduos (já devem ser “pra e” três) … queria algo que agradasse a todos e tivesse interesse!
Percebi que não sou assim tão interessante e não tenho assim nada muito importante para dizer… foi então que me perguntei… se sei disto porquê o blog ???
A Resposta é simples, amigos: porque eu quero!
E não deve a vida ser assim?
Já pensaram na quantidade de coisas que fazemos, porque temos de fazer!? Na quantidade de tarefas, rotinas e obrigações que preenchem o nosso dia!?
Já não fazemos nada porque queremos (ou muito pouco), fazemos porque tem de ser! Vejam lá…até para comer, um processo biológico, a sociedade implementou horas!
Não deveríamos comer quando temos fome? Dormir quando temos sono?
Regras, regras e mais regras que nos obrigam a ceder a tudo! E o pior no meio disto é que fomos ensinados a cumprir e a respeitar as regras! Sabemos que elas são limitadoras e, mesmo assim, ensinamos os nossos filhos a fazer o mesmo! Pior, julgamos quem não o faz!
Que chatice isto das regras! Que chatice isto do “social”!
Eu sei, eu sei…“Nenhum homem é uma ilha”, “Não vivemos isolados”… mas será que não podemos não ser uma ilha , não podemos ser sociais e , mesmo assim, ser diferentes, não estar restritos a tantas limitações!?
Mas o pior no meio disto não é o ter que cumprir…o pior é que forçamos o cumprimento de regras que sabemos que estão erradas!
Mas é muito difícil fugir da nossa zona de conforto...
Ser diferente dá trabalho! Os outros vão falar de nós! Vão achar que somos doidos! E quem quer ser tratado por doido???? Ninguém!
Sabem que mais??? Eu não me importava de ser tratada por louca se isso me permitisse fazer o que eu realmente quero!
Meus leitores (os tais três), eu não quero com isto dizer que concordo com a anarquia. A total falta de limites…naaaa! Eu acho que devemos reconhecer os outros, o seu papel, não ultrapassar os limites da liberdade do outro (aquele blá blá blá que todos conhecemos) …mas não será isso passível de existir simultaneamente à verdadeira vontade própria?
Bem…questões difíceis que não vou responder! Aliás quero é que pensem muito nisso!
Pensem e, antes de fazerem seja o que for, perguntem-se se o fazem por vocês, pelos outros ou, simplesmente, porque toda a gente o faz?
Quando a resposta for a última…parem! Perguntem a vocês mesmos o porquê do que vão fazer….
 Depois é só seguir o coração!!

1 comentário:

  1. Luz, escreve "porque queres!" Segue o coração! Nós agradecemos os teus belíssimos posts!

    Gerir vontade própria com as regras que nos impõem é daqueles desafios que nos criam muitas dissonâncias cognitivas. É uma aprendizagem e somos nós que escolhemos fazer porque os outros fazem ou porque queremos.

    Seguir o coração... outra aprendizagem...

    ResponderEliminar